O MOLECULAR CORE é um importante centro de pesquisa em genética e genômica e a primeira core facility especializada em microarranjos (microarrays) de alta densidade do país.

Por meio da plataforma de microarrays mais utilizada no mundo, a Affymetrix (www.affymetrix.com), o laboratório é capaz de realizar a genotipagem de milhares de variantes genéticas e identificar variações estruturais em apenas um experimento. A rapidez e a capacidade de análise em grande escala aumentam significativamente as chances de sucesso dos experimentos de genotipagem e de citogenética.

A determinação de perfis de expressão gênica, ou estudo de genômica funcional, é a segunda grande aplicabilidade da técnica. Atualmente, em um chip tradicional, podem-se encontrar representações de praticamente todos os genes do genoma de uma série de organismos, como humanos, ratos, camundongos, dentre outras espécies de animais, plantas e micro-organismos..

O MOLECULAR CORE é um centro com profissionais especializados no desenho experimental e no processamento completo de amostras, desde a extração de RNA e DNA, checagem de qualidade e realização do experimento de microarrays, incluindo hibridação, lavagem e escaneamento das amostras.

A equipe também conta com profissionais aptos a desenhar estratégias e analisar os dados resultantes de experimentos de microarrays de expressão gênica, também chamada de análise de bioinformática. Esta etapa, devido a grande quantidade de informações geradas, foi considerada limitante por muito tempo. Atualmente, o MOLECULAR CORE oferece o serviço de análise dos dados, que inclui desde a avaliação dos controles de qualidade, a análise exploratória dos dados, identificação da lista de genes diferencialmente expressos e análises funcionais de ontologia gênica, pathways e networks.

Além dos serviços relacionados aos microarrays, o MOLECULAR CORE também oferece uma plataforma de PCR quantitativa em tempo real para realização de experimentos de expressão gênica utilizando RT² Profiler™ PCR Array (http://www.sabiosciences.com/PCRArrayPlate.php), que estuda simultaneamente em uma única amostra diversos genes que participam de uma determinada via biológica. A plataforma de PCR quantitativo também pode ser utilizada para genotipagem de polimorfismos por meio do uso de sondas TaqMan® para discriminação alélica.

Por fim, o MOLECULAR CORE também oferece suporte a serviços de sequenciamento da região codificadora do genoma humano, também chamada de exoma, por meio de sequenciamento de nova geração. Com a redução do custo do sequenciamento do genoma humano nos últimos anos, o sequenciamento do exoma tornou-se uma aplicação interessante e acessível na identificação de variantes genéticas novas ou raras em humanos.

Pelo grande potencial e capacidade de produção do laboratório, diversas empresas, universidades e instituições contataram seus serviços e dezenas delas já foram atendidas em todo o Brasil.

Seja bem vindo ao MOLECULAR CORE! Entre em contato para saber mais sobre nossos serviços!